quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Melhorias e novas experiências na montagem das iscas e armadilhas para o combate à mosca-da-fruta.

[Foto ilustrativa dos materiais utilizados para a montagem das iscas e das armadilhas para o combate à mosca-da-fruta]


A melhoria e as facilidades do depósito e da isca para as moscas das frutas chegaram ao depósito aberto e à isca sólida embalada na trouxinha.

Procuramos ficar livres da embalagem ou suporte: o depósito pode ser copo descartável, de café ou de água ou um potinho de iogurte, com barbante (ou não) para dependurar.

Para fixar o açúcar cristal ou mascavo, a cola branca, própria para madeira; e o inseticida líqüido (K-Otrine) ou o esterilizante sólido sulfato de cobre ou oxicloreto de cobre (Cuprogard 500).

Pesar antes o açúcar e o esterilizante, misturando-os e reservando à parte, sendo na proporção de 5%. Sobre duas mesas, dispor os copinhos de boca para cima; derramar cola branca “sujando o fundo”, mais ou menos meio milímetro, colocar o açúcar já misturado com 5% do esterilizante Cuprogard 500 até a metade do copinho; deixar passar a noite.

No dia seguinte, já estará endurecido e pronto; pendurar ou dependurar com cordão. Até mesmo o depósito pode ser dispensado. Aplicar a cola branca diretamente nos galhos externos, escolhendo os mais grossos e na horizontal, por cima o açúcar, ou então uma tira de pano de algodão ou pedaço de isopor ou algo semelhante.

A esterilização pelo cobre é temporária, só dura enquanto é fornecido / consumido. A única desvantagem é a falta de proteção às abelhas e contra elas, que podem depredar as iscas.

Pesquisando experimentalmente a entrada das abelhas (européias) no depósito fechado (garrafa do tipo pet), verificou-se que a abertura limite é de 4 (quatro) milímetros; sendo igual ou menor, a abelha não consegue entrar, e a mosca, sim.

O difícil não é a entrada da mosca, mas, sim, a sua saída. Foram tentadas as mais variadas modalidades, mas sem resultado. No depósito aberto, o trânsito é livre, então a solução seria impedir a entrada das abelhas.

Tal poderia acontecer com um depósito em canal aberto em 2 (dois) ou 3 (três) lados, só um fechado (o de cima, o teto), que protegeria da chuva e receberia o açúcar fixado com a cola branca; as aberturas seriam de 4 (quatro) milímetros.

No comércio existe a canaleta, usada pelos eletricistas para proteger os fios, passando um de cada lado das duas partes da canaleta (a de cima é a capa, que também é vendida isoladamente por unidade); a canaleta é vendida em barras de 2 (dois) metros ou as 2 (duas) partes, que entram uma na outra (um trilho) ou saliência. É branca e de plástico rígido.

Seria, então, cortada em pequenos pedaços de 4 (quatro) centímetros, usando as 2 (duas) partes isoladamente; cobrir com fita crepe, depois de pôr o açúcar fixado com a cola branca, livrando de açúcar 1 (um) centímetro de cada lado, porque a abelha é capaz de pegar alimento com a língua, sem entrar na abertura, até a profundidade de 1 (um) centímetro.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

uma foto recente

uma foto recente

Quem sou eu

Uberaba, Minas Gerais, Brazil
Engenheiro-agrônomo formado pela ESALQ-USP, de Piracicaba. Atualmente estou aposentado pelo IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária (Secretaria de Estado da Agricultura - Governo de Minas Gerais).