|
A vantagem de se utilizar a irrigação por gotejamento é, basicamente, o controle. Esse método de irrigação é preciso e econômico. Um aspersor de grama comum, por exemplo, pode medir a vazão de água em litros por minuto - um valor em torno de quatro e dezenove é o normal. Um gotejador, por outro lado, é classificado em litros por hora. A vazão de água é tão vagarosa que é facilmente absorvida pelo solo. Em um sistema bem ajustado, há pouca probabilidade de excesso de escoamento de água e desperdício.
[As ilustrações e a legenda acima foram retiradas do site http://casa.hsw.uol.com.br/irrigacao3.htm ]
A irrigação apropriada para pomares pequenos é o sistema de gotejamento, que foi idealizado em Israel para economizar água, empregando gotejadores específicos. Depois foi adaptado
Para o gotejamento não há necessidade de bomba para dar pressão; usa a queda natural de um depósito a
O sistema XIque Xique é mais barato e prático, pois dispensa os gotejadores, usando apenas os furinhos no tubo plástico PVC de ½ polegada e
Uma nova adaptação, feita pelo engenheiro agrônomo Arnaldo Mendes Amaral, de Uberaba (MG), é um aperfeiçoamento visando facilitar ainda mais.
Emprega, no lugar de gotejadores ou das capas nos furinhos, tubetes feitos de fio elétrico de
Esses tubetes podem chegar a
O sistema de gotejamento continua o original; a pressão é livre e a vazão é baixa mas suficiente, cerca de
Pode-se usar até 50 tubetes.
Não há emprego de filtro, pelo que não é conveniente deixar o depósito abaixar da metade, a fim de evitar sujeira e não diminuir a pressão. Para desentupir é só retirar o tubete do furinho, soprar e recolocar. O furinho é feito na parte de cima do tubo, usando vazador de sapateiro nº 2.
Com o passar do tempo e o calor do sol, o tubo de PVC tende a apertar o tubete, podendo formar um gargalo diminuindo assim a saída da água. Talvez então seja preciso virar o tubete ou cortar a pontinha. Outra solução é usar nos furinhos pequenos pedaços (
A saída da linha principal para as derivações, já em uso em número de 12, distanciadas
Não foram testadas as distâncias máximas possíveis a pleno funcionamento.
O tubete pode ser substituído pelo “spagueti” comum, esse usado em cadeira tubular de jardim, vendido em rolo com
É conveniente adaptar na caixa o dispositivo automático liga/desliga, que é a “bóia de nível” (com chave auxiliar para motor mais potente), destinada a manter o nível da água sempre acima do meio.
Poderá ser adaptado, no começo da tubulação principal, um filtro simples, da “Cobra”, empregado em nebulização, trocando o miolo por tela fina (bobby).
Para a fertirrigação, usar o produto em caixa também elevada e com registro, conectando depois do registro geral para ter a saída independente.