As fotos foram produzidas pelo meu genro, jornalista Marcos Rocha, numa viagem recente a São Paulo, no Mercadão da Avenida Senador Queiroz, no Centrão. Elas foram batidas do mezzanino, onde funcionam os bares e restaurantes, e de lá se descortina uma bela vista do imenso galpão, que é um dos mais bonitos e funcionais mercados centrais do Brasil. Elas são auto-explicativas. Estas bancas estão entre as maiores atrações do Mercadão. Lá se encontram frutas da melhor qualidade vindas das regiões produtoras mais importantes -- do país e do exterior.
A fruticultura brasileira já é uma realidade bastante forte -- e tem um potencial enorme de crescimento ainda inexplorado. Mas a grande maioria das frutas que aparecem nas quatro fotos são importadas -- do Chile, da Argentina, da Europa, dos Estados Unidos e até da Nova Zelândia. As nacionais, infelizmente, são minoria nesse mostruário. No entanto, o Brasil tem potencial para multiplicar "n" vezes a produção de frutas, tanto para abastecer o mercado interno como para exportação. Temos terras de qualidade, climas variados, espécies tropicais que despertam grande interesse e curiosidade mundo afora e todas as demais condições para isso. O que falta é a decisão política governamental de incentivar as pesquisas para que a produtividade aumente; e faltam estímulos aos produtores para que invistam mais num negócio que é altamente promissor e rentável.
Minha vida, ao longo de mais de 50 anos como engenheiro-agrônomo, foi uma luta constante para melhorar a qualidade da nossa fruticultura -- embora não tenha me limitado a esse segmento -- e a rentabilidade dos nossos produtores. Mas tenho fé de que estamos evoluindo. E muitas conquistas virão, estou certo, através das novas gerações de pesquisadores e engenheiros-agrônomos, a quem presto as minhas homenagens de colega mais experiente, mas que continua sendo um idealista e pondo fé no trabalho dos nossos técnicos e dos nossos produtores. E mais: também coloco à disposição o espaço deste blog para que mostrem e divulguem os seus trabalhos.
(Clicando em cima de cada foto ela pode ser vista ampliada, dando até vontade de saborear as frutas, de tão bonitas que elas são. Observando-se bem alguns detalhes da foto na ampliação dá para se ver até o preço pelo qual são comercializadas -- e eles são muito atrativos, na minha opinião).